quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Roberto Carlos sobe ao palco para megashow em Jerusalém

na semana passada, Avi Tal recebeu uma encomenda sui generis: preparar mais de uma centena de rosas vermelhas com os cabos raspados, sem espinhos, para enviar a Jerusalém. Sobre o cliente misterioso que as encomendou, ele diz apenas: "Não sei quem é, mas parece que é famoso, um cantor do Brasil."

Avi Tal não fala inglês, só hebraico. Um dos seus clientes ajuda o repórter com a conversa. Sua mulher e seu empregado não gostaram da invasão da tranquila floricultura que fica no coração do mercado e se recusaram a posar para fotos como o time que preparou as rosas que Roberto Carlos beijará e ofertará a suas fãs do gargarejo hoje à noite, no Sultan's Pool, em Jerusalém - seu primeiro show no Oriente Médio, para cerca de 5 mil pessoas.

Trabalho aqui desde criança, desde que meu pai morreu. Há 30 anos eu sou o cabeça aqui. Essas rosas são uma encomenda muito importante para mim", dizia o sorridente florista de Ha'Carmel, exibindo sua obra-prima. "Pena que aqui não tenhamos nenhuma flor do Brasil."

Em geral, quando está no Brasil, Roberto Carlos encomenda suas rosas de produtores conhecidos de Holambra ou outros locais. As rosas de Avi serão as primeiras que ele atirará de um palco tão longínquo - peregrinação do artista que pode levá-lo até a China num futuro próximo.

Em Jerusalém, as fãs de Roberto Carlos, que viajou junto com seus filhos Dudu e Rafael, se tornaram peregrinas da Terra Santa Divididas em grupos, passeiam pelos lugares sagrados reunidas em grupos que levam nomes de canções do 'Rei'. Ontem, os grupos Cadillac, Proposta e Para Sempre iriam conhecer o Mar Morto; para a Galileia seguiriam os grupos Amazônia, Calhambeque, A Montanha, Águia Dourada, Além do Horizonte, Jovens Tardes, Romântico, Palavras e Detalhes. Em Jerusalém, estariam passeando os grupos Coisa Bonita, Diamante Cor de Rosa e Amor Sem Limite.

Pedro Sirotsky, do grupo RBS, disse que espera que Roberto faça "um dos shows mais importantes de sua História, com toda sua espiritualidade". Roberto ensaiaria com toda a sua orquestra também na noite de ontem. Ele não tinha decidido qual música em hebraico cantaria, mas tinha previsto canções em inglês, italiano, espanhol e português - entre as que garantiu no show, estão três músicas do lote religioso: Jesus Cristo, Ave Maria e A Montanha. Ele certamente cantará Detalhes, Emoções e Para Sempre, que define como uma de suas músicas preferidas em todo seu repertório.

O cenário do show de Roberto em Jerusalém, que estiliza pontos cruciais do turismo religioso na cidade, foi concebido por May Martins, cenógrafa da Rede Globo. O show será filmado em 3D pela equipe da Brash3D. A apresentação (com exibição na Globo sábado, 10) será de Glória Maria e a direção de fotografia cabe a Affonso Beato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário