quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Emoções na Terra Santa

A sagrada cidade de Jerusalém, em Israel, está mais verde-amarela do que nunca. Na noite de ontem, o cantor Roberto Carlos, 70 anos, se apresentou na Terra Santa para uma plateia extasiada, de 5.000 pessoas, que teve o privilégio de ouvir clássicos como Detalhes e Emoções em pleno Sultan's Pool (Piscina do Sultão), localizado próximo ao Monte Sião e junto às muralhas da Cidade Velha de Jerusalém.

Para turistas, o show especial foi uma boa oportunidade de visitar o mais emblemático ponto de peregrinação do planeta com todo o conforto e trilha sonora cheia de emoções. Já para os brasileiros radicados em solo israelense, a apresentação teve significado ainda mais especial: foi a chance de lembrar do Brasil ouvindo canções em português embaladas por ninguém menos que o Rei da Jovem Guarda, que também deu suas palhinhas em espanhol, inglês, italiano e hebraico.

O espetáculo e cenas dos três dias de peregrinação empreendidos pelo Rei da MPB na Terra Santa farão parte do especial Roberto Carlos em Jerusalém, que será exibido sábado, na Rede Globo, após a novela das 21h, Fina Estampa, sob direção de Jayme Monjardim.

Desde o dia 31, o cantor tem empreendido uma maratona de visitas por locais considerados sagrados por cristãos, judeus e muçulmanos. No sábado, por volta das 6h30, foi à Basílica do Santo Sepulcro, onde Jesus teria sido crucificado. Logo na entrada, Roberto Carlos fez suas preces em frente à Pedra da Unção. Em seguida, caminhou em direção à capela no interior da Basílica, acendeu uma vela e ficou por alguns minutos rezando. Ao final da visita, recebeu a homenagem do Monsenhor Fouad Twal, autoridade máxima da Igreja Católica em Jerusalém.

Na sequência, seguiu para o Jardim de Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras. Foi em meio às milenares árvores deste local que, segundo os cristãos, Jesus se reuniu com os apóstolos antes de ser crucificado.

No dia seguinte, as gravações ocorreram no Sítio Arqueológico Ha'Ofel e no Muro das Lamentações, local mais sagrado do judaísmo em Jerusalém. Roberto Carlos disse que não tinha nenhum pedido para fazer, só agradecimentos.

Ao final, encontrou-se com o rabino ortodoxo Shmuel Rabinovitch, mais importante autoridade judaica da Cidade Velha, responsável pelo local e também por grande parte dos lugares sagrados de Israel.

E na manhã de segunda-feira, o cantor gravou imagens no deserto da Judeia, com o Monastério de São Jorge ao fundo. "Quando cantei pela primeira vez na Rádio Cachoeiro, aos 9 anos, jamais pensei que uma coisa assim pudesse acontecer na minha vida", declarou. "Queremos transportar essa magia para os telespectadores com os passeios do Roberto Carlos", disse Monjardim.

No especial, Gloria Maria fará a narração, contando a história sobre cada local visitado. "Esse é um show de fé e amor. Queremos falar de todas as religiões e mostrar essa diversidade de Jerusalém", completou Monjardim.

Assim como em todos espetáculos de fim de ano, Roberto Carlos não deixou faltar clássicos de seu repertório como Emoções, Como é Grande Meu Amor Por Você, Como Vai Você, Detalhes e É Preciso Saber Viver.

A apresentação também contou com a regência do maestro Eduardo Lages e o acompanhamento de 12 artistas de cordas israelenses, um coral de 30 pessoas para interpretar uma canção em hebraico e outro com 30 crianças para o fim do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário