segunda-feira, 18 de abril de 2011

Roberto Carlos é tema de estudo em Universidade do Rock 18/ Abril 2011


Esta semana o nome do cantor Roberto Carlos está na mídia por motivos contraditórios. Ele perdeu sua filha mais velha Ana Paula, vítima de uma parada cardíaca no dia 16. E amanhã (19) ele comemora 70 anos de vida.



Como forma de parabenizar o rei Roberto Carlos por mais um ano de vida, o Portal Universidade decidiu falar de um curso que estuda a obra do cantor. Os tópicos que analisam as composições de Roberto são estudados em um curso de graduação da “Universidade do Rock”.

“Universidade do Rock” é uma espécie de apelido para o curso de Rock da Unisinos que forma produtores e músicos de um dos estilos musicais mais famosos do mundo.

Para Frank Jorge, diretor do curso de Formação de músicos e Produtores de Rock da Unisinos, “Roberto Carlos é um marco da linguagem, pois ajudou a criar a base de uma música pop brasileira”.

Sessa, guitarrista do grupo Garotas Suecas – elogiado no começo do ano por Carrie Brownstein, da banda Sleater Kinney durante a turnê que eles fizeram pelos EUA – diz que Roberto ajudou na hora de definirem a identidade musical. “No começo da carreira, quando tocávamos um som mais garageiro, a jovem guarda era uma influência, um contraponto brasileiro. Quando começamos a pender para o lado do soul, fomos buscar referências no Roberto mais maduro”, explica.

Mas a influência de Roberto pode ser mais sutil, lembra Sessa. “Ele é uma escola para qualquer pessoa que se proponha a escrever música pop em português”. China corrobora com o raciocínio. “Eu procuro sempre compor com a simplicidade e sinceridade que têm as músicas de Roberto e Erasmo”. E o ciclo continua, com os novos artistas apresentando Roberto Carlos para as gerações mais novas ainda – ajudando o Rei a nunca perder a majestade. (G1)

http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/roberto-carlos-e-tema-de-estudo-em-universidade-do-rock/2050

Nenhum comentário:

Postar um comentário